Como montar uma lanchonete de sucesso em 6 passos

como-montar-uma-lanchonete-nox-automacao

Compartilhe

Montar uma lanchonete exige investimento, além de dinheiro, de tempo! Por isso, antes de tomar a decisão, a recomendação é estudar e que dedicar tempo para entender o que realmente é necessário para administrar uma lanchonete e ter sucesso. 

Isso significa descobrir o que funciona e o que não funciona. Isso inclui, até mesmo, ir em lanchonetes boas e que te inspiram, para ter uma ideia de como você deseja que seu negócio seja. 

Considere o que você vai ter de inspiração das outras empresas e o que mudaria. Saiba mais sobre sua base de clientes. Quem serão eles? Quais são as suas necessidades? Que hora do dia será mais movimentada? 

Conhecer bem seus clientes ajudará no planejamento, na criação de um menu, dos preços. Para te ajudar nesta tarefa, separamos boas dicas para que você monte uma lanchonete de sucesso desde os primeiros passos. Vamos lá?

Afinal, o que o consumidor quer?

Um relatório elaborado pela consultoria Kantar, analisou o consumo das famílias brasileiras. 

O resultado mostrou que, devido ao aumento do preço dos alimentos básicos para a despensa,  a população tem trocado suas refeições mais completas por lanches rápidos. 

Isso provou que as pessoas preferem comer petiscos e lanches devido ao aumento nos preços das refeições mais completas e, também, por se tratar de pratos mais rápidos e fáceis de comer diante às rotinas, cada vez mais imediatistas.

Além disso, enquanto o valor médio de uma refeição completa é de, aproximadamente, R$ 40, a média de gastos com lanches é de R$ 20, o equivalente à metade do valor.

Confira: O que é um Bistrô?

6 passos para montar uma lanchonete de sucesso

Ao montar uma lanchonete e realizar o sonho de ter seu próprio negócio, é importante começar com o pé direito e fazer tudo da maneira correta, desde o começo. 

Antes mesmo de abrir as portas, é importante fazer um plano de negócios e analisar bem, como, porque, quando e onde abrir o negócio, conforme o conceito que você escolher para gerar clientes e lucro

Portanto, é fundamental entender o passo a passo para não gerar transtornos a longo prazo nem dor de cabeça. Com as dicas a seguir, tudo ficará mais fácil, vamos lá?

#1. Como montar uma lanchonete: pesquisa de mercado

O primeiro passo para saber como montar uma lanchonete é fazer uma pesquisa de mercado. Isso não apenas permitirá que você verifique se há demanda suficiente para montar uma lanchonete com sucesso, mas também ajudará a desenvolver a melhor estratégia para atrair clientes.

A pesquisa de mercado não estará completa sem uma análise aprofundada de três fatores principais:

  1. Tendências atuais do setor;
  2. Quem são seus clientes em potencial e o que eles procuram em uma lanchonete;
  3. Quem são seus concorrentes e como eles estão.

#2. Montar uma lanchonete independente ou franqueada?

Após realizar a pesquisa de mercado, a próxima etapa é decidir que tipo de lanchonete você quer.

Abrir uma lanchonete independente lhe dará mais liberdade para gerenciar e incluir o que quiser no menu. 

Enquanto, se decidir ingressar em uma rede de lanchonetes, você pode se beneficiar do suporte operacional desde o início – bem como de uma reputação estável de uma rede já estabelecida e de uma base de clientes fiéis.

#3. Escolhendo o local perfeito para montar uma lanchonete

A localização é um componente essencial para o sucesso ao montar uma lanchonete. Ter um grande fluxo de clientes garantirá uma boa receita, enquanto um local sem movimento leva ao risco de não conseguir manter as despesas em dia por muito tempo.

Escolha um local que atraia os clientes certos. Seja ao lado da rodovia principal para atrair viajantes, ou dentro de uma área residencial para estabelecer um relacionamento com os habitantes locais, cabe a você ver onde seu conceito tem a melhor chance de ter sucesso.

#4. Investimentos iniciais para montar uma lanchonete

Montar uma lanchonete requer não apenas um espaço para receber e servir os clientes, mas também uma cozinha bem equipada para preparar alimentos e armazenar ingredientes da maneira correta e conforme as regras da vigilância sanitária. Ah, e você também precisará planejar seu suprimento de estoque.

Para criar uma previsão financeira o mais realista possível, você também deve incluir o custo de todas as licenças necessárias para administrar seu negócio, bem como o custo de equipar suas instalações, por exemplo, máquinas de cartão, caixas, como vai receber os clientes (com mesas, cadeiras confortáveis, como será o sistema de som – para tocar música ambiente ou banda ao vivo).

#5. Recrutamento

O próximo passo é encontrar uma equipe em quem você possa confiar. O sucesso da abertura de uma lanchonete depende muito de seu cardápio e da hospitalidade de seus garçons. 

Ao elaborar seu plano de recrutamento, estime o número de pessoas que você precisará para cada cargo e então selecione as pessoas com as qualificações certas.

A gestão contabilística e administrativa, por exemplo, pode ficar por conta de uma empresa de contabilidade ou gestão especializada.

Limpeza e higiene também são de particular importância em negócios do ramo alimentício. Portanto, considere subcontratar a manutenção deste serviço a uma empresa de limpeza e lembre-se de, diariamente, respeitar as normas de saúde e segurança em vigor.

#6. Tenha um bom sistema de gestão

Ao ter um sistema de gestão adequado, fica muito mais fácil saber como montar uma lanchonete da maneira correta.

Isso acontece, porque o sistema contém integração com diversas funcionalidades que ajudam e facilitam o cumprimento de todas as tarefas citadas anteriormente, incluindo relatórios que podem ajudar na tomada de decisões, previsões de gastos e ganhos, criar promoções em períodos específicos – como no fim de ano, black friday ou happy hour –  ou rever os valores do menu, por exemplo. 

Além disso, a contabilidade também fica muito mais prática, pois, com um sistema de gestão como o Noxmob Gourmet, você consegue controlar setores como estoque, fluxo de caixa, e até mesmo receber pagamentos de maneira muito mais segura e prática.

Também, é a maneira mais vantajosa de modernizar o estabelecimento com ferramentas tecnológicas e automatizadas, como totens de autoatendimento, cardápio digital, impressão de ficha, atendimento e pagamento direto nas mesas ou integração com delivery próprio. 

Essas e outras vantagens você pode adquirir com o sistema de gestão Noxmob Gourmet.

Bateu a curiosidade? Clique aqui e fale com uma das nossas pessoas consultoras para saber mais. 

 

Leia também: Ficha de bar para imprimir: porque usar durante a Copa 2022

Veja mais