Black Friday: 9 dicas para preparar seu estabelecimento

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No próximo dia 25 de novembro, acontece um dos eventos mais esperados por comerciantes e clientes, a Black Friday 

Todos os anos, a data é comemorada sempre na última sexta-feira de novembro, levando grandes descontos às lojas e, com eles, um grande movimento de clientes. 

Para que o comerciante possa aproveitar a oportunidade, é fundamental tomar algumas precauções antes da data e evitar imprevistos, para sair tudo conforme planejado.

Confira a seguir algumas dicas para seu comércio não cair em nenhuma cilada durante a Black Friday, vamos lá? 

1. Faça um pente fino na sua loja on-line

Teste e revise todo o seu site antes do dia da Black Friday.  

Verifique se tudo está funcionando corretamente, se sua página se se adapta a diferentes tamanhos de tela, como celulares e tablets, se todos os seus produtos estão cadastrados corretamente. E não esqueça de fazer sua política de trocas e devoluções.  

Essas informações são muito importantes para que os novos visitantes se sintam confiantes em continuar na sua loja e finalizar a compra sem abandonar o carrinho cheio e também para que eles retornem e recomendem sua loja virtual para outras pessoas. 

Confira os benefícios de ter uma loja online com Noxcommerce.

2. Aposte na queima de estoque

Evite não colocar muitos descontos em produtos que já vendem bastante normalmente.  

A recomendação é fazer uma lista com todos os produtos que não são bem vendidos e colocar grandes descontos neles. Este é o momento certo de liberar espaço no estoque para a chegada de novos produtos e, de quebra, chamar a atenção de clientes novos. 

3. Prepare-se para o tráfego intenso

É bastante comum chegar à meia-noite de sexta-feira, horário em que começa a Black Friday, e no caso das lojas virtuais, a conexão cair ou apresentar dificuldades para carregar produtos, devido ao aumento do número de visitas.  

Para que isso não aconteça, faça uma configuração prévia no servidor e no desempenho da sua loja virtual.  

É importante verificar a capacidade do seu site para garantir que ele consiga atender seus clientes da melhor maneira possível. Já nas lojas físicas, aposte em equipe maior e bem treinada para o dia da Black Friday. 

4. Tenha um bom atendimento ao cliente

Prepare sua operação e equipe para fornecer o melhor atendimento ao cliente durante todas as horas da Black Friday, não apenas durante o dia.  

Os funcionários precisam saber que será um dia cansativo e atípico, por isso, precisam estar bem preparados para o grande número de filas e clientes, podendo até mesmo estender o horário de atendimento. 

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5. Personalize a experiência do cliente

Aposte na personalização através da tecnologia de softwares de gestão, por exemplo. 

Com um sistema de gestão na maquininha de cartão, você tem um Ponto de Venda móvel. Assim, você pode atender seu cliente enquanto ele ainda está na fila esperando.  

Indo até ele, é muito mais rápido finalizar a venda e antecipar o pagamento do cliente, já que, na maquininha de cartão, é possível fechar a venda e emitir a nota fiscal, tudo no mesmo equipamento. 

Isso gera ao cliente uma experiência de atendimento ágil, credibilizando e fazendo com que ele retorne para comprar na sua loja novamente.

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6. Proteja seu estoque

Com o grande fluxo de vendas e o movimento intenso, é importante ficar de olho no estoque.  

Para isso, o sistema de gestão também pode ajudar. Nele, é possível acompanhar os produtos que saem e a quantidade, tudo com muita praticidade devido aos relatórios gerenciais.  

Além disso, é importante cocontratar seguranças para o dia, assim, você evita furtos e roubos na sua loja no dia da Black Friday. 

7. Se diferencie da concorrência

Planeje uma ação estratégica que melhor se encaixe com o perfil da sua loja. Só porque outras lojas colocaram uma determinada ação em prática, não significa que a sua precisa ser igual. 

Para mudar um pouco, pense em um layout diferente para o dia da Black Friday, use uma comunicação atrativa e diferenciada, identifique quanto custou e qual é o novo valor dos produtos, mostre os percentuais de desconto oferecidos (50%, 60%, 70%).  

Ou seja, pense em formas de chamar a atenção do cliente assim que ele entrar na sua loja. Mas, sempre conforme as suas necessidades e a realidade do seu negócio. 

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8. Não invente os preços

Só participe da Black Friday se sua loja realmente puder oferecer descontos ou outros tipos de promoções atraentes e justas.  

Alguns varejistas tendem a colocar o mesmo valor nos produtos, levando os consumidores  a acreditar que o valor está com desconto. Essa atitude pode fazer com que a loja entre nas listas do Reclame Aqui e perca credibilidade e lucro ao invés de ganhar.  

9. Pense bem no prazo de entrega

Como a demanda de venda é muito alta e os descontos são agressivos, os consumidores tendem a aceitar que a entrega demore um pouco mais.  

Desta forma, se as vendas estiverem muito intensas, evite prazos curtos e que, possivelmente, não conseguirá cumprir.  

Saiba como você vai atender a demanda e converse com seu fornecedor sobre o assunto.  

Caso a entrega atrase, seus clientes podem fazer reclamações e possivelmente haverá uma crise no seu pós-venda. Por isso, avise ao seu consumidor que a compra pode demorar alguns dias para chegar, assim, ele pode optar por aguardar o prazo ou não. 

Evite filas com um sistema de gestão para o Varejo!

Com o Noxmob Varejo, em estabelecimentos que vendem direto e já entregam o produto no caixa ou no balcão, é possível utilizar a funcionalidade Papa-filas Varejo, disponível graças a maquininha de cartão com sistema.  

Com o Papa-filas, a venda pode ser feita enquanto o cliente ainda está na fila esperando para pagar no caixa. Assim, o cliente paga e já sai da fila, adiantando e agilizando o atendimento.  

Isso acontece porque a maquininha com sistema não exige local fixo, você pode atender os clientes de qualquer lugar e evitar o transtorno de filas enormes.  

Com o Noxmob Varejo você ainda tem a sua própria loja online integrada! 

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