Sistema de gestão: o que é, quais os tipos e como funciona  

sistema-para-promocoes-e-happy-hour

Compartilhe

Se você tem uma empresa e busca uma maneira eficiente e duradoura de alavancar suas vendas, organizar sua empresa, e modernizar o seu estabelecimento, o sistema de gestão é a melhor opção.  

Confira a seguir tudo sobre o sistema de gestão para empresas e certifique-se de escolher o melhor para o seu negócio! 

O que é um sistema de gestão?

Um pacote de software de gerenciamento de negócios é uma solução combinada de vários aplicativos e produtos que o ajudarão a gerenciar as diferentes áreas de negócios, como pessoas, finanças, operações, vendas, etc. 

Diferentes tipos de ferramentas de gerenciamento de negócios incluem faturamento, gerenciamento de ativos, CRM, banco de dados do software, programas de processamento de texto, etc. 

O Software de Gestão Empresarial inclui uma vasta gama de soluções. É um aplicativo que vai te ajudar na gestão do seu negócio. 

Podemos utilizar ele em diferentes seções, como contabilidade, gerenciamento de tarefas e projetos, comunicação, atendimento ao cliente, gerenciamento ou compartilhamento de arquivos, gerenciamento de leads e soluções de comércio eletrônico. 

Quais são os tipos de sistemas de gestão?

Para aderir a um sistema de gestão para sua empresa, é importante considerar o tipo do seu negócio e quais suas principais necessidades. O sistema ajuda a melhorar o tempo de produtividade em tarefas burocráticas, atender melhor os clientes, muitas outras coisas.  

O sistema para restaurantes Noxmob Gourmet, aqui da Nox, é um exemplo de software focado em negócios do ramo alimentício.  

Nele, é possível acessar funcionalidades específicas para restaurantes, padarias, lanchonetes, etc, como controle de mesas, comandas, delivery, cardápio digital, setor financeiro, estoque, caixa e outros. 

O Noxmob Varejo, por outro lado, é focado em outro tipo de estabelecimento, sendo um sistema para loja de roupas, sapatarias, minimercado, etc. Neste caso, as funcionalidades são focadas para o varejo, como controle de vendas por comissão, troca de mercadoria com emissão de nota fiscal, loja virtual, conciliação de cartões e muito mais. 

O Noxmob é um sistema de gestão bem completo, com ponto de venda (PDV) fácil e intuitivo, mas, outros sistemas mais simples podem ter menos ferramentas, sendo fundamental pesquisar antes de tomar a decisão de qual será o seu software parceiro nos negócios. 

Funções básicas do sistema de gestão

Para administrar bem o seu negócio, é importante entender exatamente todas as partes da empresa que precisam de melhorias, o sistema de gestão até com funções mais básicas podem ajudar nesta tarefa. Confira algumas delas a seguir. 

sistema-de-gestao

Planeje-se estratégicamente

O planejamento uma das partes mais importantes de um negócio. Sem um planejamento estratégico, tudo pode ir por água abaixo. 

É por isso que empreendedores inteligentes se concentram principalmente em seus planos de negócios. Com um plano preciso, você pode mapear facilmente o futuro do negócio e definir uma meta realista, tendo uma ideia de como alcançar o sucesso sustentável da empresa. 

Com o Noxmob isso é possível graças aos relatórios gerenciais, por exemplo, que mostra exatamente onde seu negócio pode melhorar em todos os setores, te ajudando a tomar decisões mais assertivas, mesmo que a longo prazo. 

Organize sua empresa

Também é importante pensar em como organizar a sua empresa. Neste sentido, reflita em todos os elementos que sua empresa precisa. 

Treinar a sua equipe para obter um resultado melhor, garantindo que todos saibam lidar com o sistema de gestão é fundamental. Afinal, os funcionários podem usar ele, para realizar tarefas de organização empresarial, como controlar o estoque, receber pagamentos, abrir e fechar comandas e etc.  

Analise as métricas

A liderança pode utilizar o sistema de gestão para analisar as métricas da empresa, ver como anda o fluxo de caixa, quais datas as vendas são melhores, quais produtos vendem mais, e muitas outras. 

O Noxmob fornece mais de 70 relatórios gerenciais para fazer essas análises. A partir disso, é possível criar promoções durante períodos específicos, como datas comemorativas. É possível também: 

  • Mapear o desempenho real; 
  • Comparar os desempenhos existentes com padrões reais; 
  • Analisar os problemas e resolvê-los; 
  • Tomar decisões estratégicas e assertivas. 

Venda sem preocupação

Com um bom sistema de gestão você tem a oportunidade de monitorar e controlar ações corretamente. 

Ao regular todas as suas atividades comerciais, você pode vender mais sem preocupação e com toda a segurança dos dados em nuvem. 

Com isso, seu negócio vai decolar aceitando pagamentos como quiser, atendendo os clientes onde ele estiver, deixando seu comércio moderno com inovações como o cardápio digital ou o totem de autoatendimento, analisando sua empresa onde e quando quiser. 

Gostou? Fale com as pessoas especialistas da Nox e saiba mais sobre o Noxmob. 

Veja mais