Festas de final de ano: 8 dicas para preparar o seu comércio 

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As festas de final de ano estão chegando! É hora de aproveitar ao máximo essas oportunidades para aumentar a receita de sua empresa.  


Depois de uma pandemia assustadora e recessos na economia, tudo que os empresários desejam é voltar a era das vacas gordas. 

E esse final de ano de 2022 promete trazer a eles a abonança que tanto desejam.  

Afinal, além das festas de final de ano costumeiras como: natal, ano novo e datas como a Black Friday que ocorre esse ano no dia 25 de novembro, teremos também uma copa do mundo. 

Sumário

Festas de final de ano e o consumo das famílias brasileiras

Em julho desse ano, a ABV (Associação Brasileira do Varejo) em artigo publicado pela CNN, relatou a previsão de um aumento de até 12% com relação às vendas do comércio varejista. 

O IBGE também divulgou que houve uma alta no consumo das famílias, a maior, se comparado com o 4º semestre de 2020. 

Mas ao que se deve esses aumentos e essas previsões? São vários os fatores!  

Os econômicos são: queda da taxa de desemprego, liberação do saque emergencial do FGTS, antecipação do 13º. 

Outra questão que torna essa previsão otimista é a proximidade da copa do mundo, que terá seu start no dia 20 de novembro. 

E temos as nossas queridas festas de final de ano que ajudam a aquecer a economia. 

Mas como aproveitar essa onda para ganhar mais dinheiro? Apresentamos a seguir 8 dicas para que você possa melhorar seu atendimento ao cliente e aumentar seu fluxo de vendas. 

#1 Dica: planeje-se!

Você já deve ter ouvido falar por aí que a propaganda é alma do negócio, mas só ela não basta. 

Para que você tenha sucesso em suas vendas e cultive um bom relacionamento com seus clientes é preciso que considere outros fatores. 

Decida quais produtos que serão sua vaquinha leiteira, para isso você pode usar a matriz BCG, essa matriz te ajuda a direcionar seus esforços de venda para os produtos certos. 

Análise sua infraestrutura e estoques atuais para saber se conseguirá suprir o aumento na demanda, isso irá prevenir que ocorra a falta de itens importantes. 

Suas vendas são através de e-commerce? Então, comece a traçar um plano eficiente de logística. 

Como muitas pessoas compram os produtos para presentear seus familiares nessa época, os presentes precisam chegar a tempo na residência de seus clientes. 

Lembre-se: cliente satisfeito compra mais! 

#2ª Dica: planejamento financeiro para as festas de final de ano!

Todo mundo gosta de promoções e descontos, e eles podem ser um chamariz muito eficaz como técnica de atração. 

Contudo, antes de sair distribuindo preços baixos, você precisa avaliar quais são os produtos e serviços que podem entrar nessa lista. Caso contrário, em vez de lucro você terá prejuízo. 

E quais seriam esses itens?  

  • Produtos estocados e que tem pouca saída; 
  • Produtos perecíveis que estão com data de vencimento se aproximando;  
  • Itens sazonais;   
  • Itens do seu mix de produtos com menor saída; 
  • Produtos voltados para uma data comemorativa específica.  

#3ª Dica: treine seu time

Os consumidores atuais buscam mais do que apenas produtos e serviços, o que eles querem é obter experiências satisfatórias. 

E com a diversificação dos canais de compra sejam eles via Chat, WhatsApp, telefone ou presencialmente, ter um time capacitado para realizar esse atendimento é vital. 

Invista em treinamento! E aqui fazemos uma ressalva, o investimento não precisa ser algo dispendioso e custoso. 

Você pode usar dinâmicas simples de simulação de vendas para festas de final de ano, como forma de estimular a criatividade, comunicação e capacidade de improvisação de sua equipe. 

#4ª Dica: redes sociais

Se tem um lugar onde as festas de final de ano estão com tudo em todos os anos, desde que a internet foi criada, esse lugar são as redes sociais. 

E você pode usar e abusar desse meio de divulgação, mas como a maioria das coisas na vida, as redes sociais também requerem algumas técnicas para auxiliar nas vendas. 

A primeira delas é bem simples, descubra qual é a rede social relevante para seu nicho de atuação, concentre sua energia no canal certo. 

A segunda é: saia da inércia e poste!  

Você deve planejar suas publicações com antecedência criando um calendário editorial, lembrando sempre de inserir CTAs (Call to Action) no seu conteúdo. 

Use a regra de Pareto, 80% de conteúdo informativo e dicas, para 20% de conteúdo de venda. 

Também é importante manter a constância em suas postagens, o ideal é de 3 a 5 vezes por semana, se conseguir postar todos os dias melhor ainda. 

#5ª Dica: utilize os anúncios pagos

O mundo das mídias sociais é muito concorrido, e fica ainda mais quando chegam as festas de final de ano. 

Por isso, os anúncios pagos podem ser de grande ajuda para que você consiga ter mais visibilidade. Afinal, quem não é visto não é lembrado! 

Então, um ponto a se colocar no seu planejamento de vendas é o valor que será direcionado para publicidade paga de seus produtos/serviços. 

Isso precisa estar registrado para que você faça o cálculo de ROI (Retorno sobre Investimento), e possa analisar no que vale a pena a continuar a investir ou não.  

#6ª Dica: decore o ambiente para as festas de final de ano

Para criar um clima magnético para seus clientes é preciso se atentar as decorações de sua loja, seja ela presencial ou online. 

Um banner personalizado, uma decoração do layout de sua loja que remete ao aspecto lúdico da ocasião, irá te ajudar a trair mais clientes. 

Isso deve ser feito em todos os canais que você usa para chegar até os consumidores, redes sociais, site, loja física, WhatsApp. 

#7ª Dica: dê dicas de presente

Cada pessoa tem preferências e gostos particulares, por isso o ato de dar presentes para amigos e parentes pode ser difícil para algumas pessoas. 

Para facilitar a vida dos seus clientes, você pode criar várias dicas de presentes para as festas de final de ano. 

Para isso você pode se basear em perfis de personas diferentes, gostos e preços para todos os bolsos. Uma vez definido as dicas e kits, comece a divulgar elas em seu site, redes sociais, banners e vitrines.  

#8ª Dica: planeje o pós-venda!

A nossa última dica é para a fase do pós-venda, é nela que separamos o joio do trigo. Em geral, o ato da compra é simples e rápido, a empresa quer vender e o consumidor quer comprar. 

Mas e quando é preciso realizar a troca de algum produto ou reembolso? Bem, essa pode ser uma oportunidade ou problema, vai depender de seu preparo para a situação. 

A logística de venda e a capacitação de sua equipe deve se estender também para o pós-venda, pois um cliente insatisfeito custa caro para a imagem de uma empresa. 

Uma empresa que está com a reputação manchada, vende pouco ou nada. Então, busque facilitar toda a jornada do processo de venda para seus clientes, da atração ao pós-venda. 

E se você estiver bem-preparado para o momento poderá o transformar em oportunidade, já que muitos clientes no momento da troca acabam gastando mais ao adquirir novos produtos. 

 

Concluindo, as festas de final de ano são uma época boa para quem vende e para quem compra e seguindo alguns passos simples você pode aproveitar ao máximo a temporada. 

Esperamos que essas dicas o ajudem a conseguir alavancar suas vendas e a construir uma relação satisfatória com seus clientes.  

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*Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Smart Consulting, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre o setor de tecnologia. 

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