Benefícios da conciliação de cartões no sistema de gestão

Compartilhe

Para ter decisões importantes é fundamental entender o porquê é necessário ter uma conciliação de cartões atualizada adequadamente.  Às empresas, realizar o processo de conciliação de cartões é altamente crucial para garantir que as demonstrações financeiras da empresa sejam precisas. 

A seguir, entenda o que o processo de conciliação de cartões envolve e como um bom software de gestão pode ajudar nesta tarefa. 

O que é conciliação de cartões?

Para os comerciantes, é importante saber quantas vezes a sua loja recebeu pagamento em cartão de crédito e o valor não foi devidamente depositado, ou, até mesmo, quando a empresa paga uma taxa diferente da negociada com a administradora, por exemplo. 

Se você não sabe responder a essas perguntas, precisa de uma conciliação de cartões. 

Com uma conciliação de cartões, controle o que foi vendido, e o que, de fato, está recebendo. Isso, através dos extratos e informações neles presentes, comparando os valores pagos e recebidos, além de ter outras informações relevantes para os negócios.  

Como é feita a conciliação de cartões não automatizada?

Uma conciliação de cartões não integrada a um sistema de gestão, por não ser automatizada, exige mais tempo para realizar a tarefa de conferência.  

Neste caso, ao efetuar uma venda em cartão, o lojista precisa reter o ticket de via estabelecimento e ordená-los por crédito, débito e administradora, além de separá-los por data. Ou seja, você precisará usar os tickets e compará-los com o que você realmente está recebendo em conta, um a um, de forma manual. 

Parece simples, mas quando esse trabalho é feito de forma manual é necessário ter uma estrutura física maior, inclusive de funcionários. Basta imaginar quantas vezes por dia é feita uma venda utilizando cartão para, depois, fazer o controle manual de centenas de papéis de ticket. 

Para facilitar, existe a conciliação de cartão automatizada e integrada ao sistema de gestão, que vem facilitando e dando cada vez mais segurança aos comerciantes 

Leia também: Sistema PDV: confira o que é, e outras principais dúvidas

O que é conciliação de cartões integrada ao sistema de gestão?

A conciliação parceria da Rede com o sistema de gestão da Nox, permite que você automatize algumas das tarefas mencionadas acima, facilitando seu dia a dia e dando mais segurança nos seus recebimentos. 

Com o sistema, concilie vendas, recebimentos e pagamentos de cartões Rede através da internet, permitindo o acesso dessas informações em qualquer lugar. 

Assim, você consegue ter acesso a todo seu histórico, resumo diário, informações analíticas de vendas, débitos realizados e pagamentos recebidos do banco, para a sua conta.  

Como todas as informações são disponibilizadas por meio de um só software e no mesmo lugar, você terá mais controle, organização, praticidade e toda a segurança.  

conciliação de cartões nox

Benefícios da conciliação de cartões integrada

A conciliação de cartões afeta as receitas e despesas do negócio.  

Então, se sua empresa aceita pagamentos com cartões, é fundamental comparar os valores recebidos também na sua conta bancária, incluindo os extratos do seu processador de pagamentos. 

Isso evita fraudes e dá mais segurança na hora de vender, e também pode melhorar o desempenho de uma empresa significativamente. Os principais benefícios da conciliação automatizada de pagamentos incluem: 

Mais tempo

O sistema de gestão com conciliação de cartões oferece dados de pagamento em formato digital.  

Com a automatização a maioria do trabalho que precisaria ser realizado manualmente, é eliminada. Os funcionários podem passar a se concentrar em outras tarefas importantes, como atender os clientes. 

Confira: Como funciona um sistema para restaurante? 

Maior precisão

Durante a conciliação de cartões, o excesso de números pode facilmente levar a erros nas interpretações manuais. Afinal, é normal, ao se cansar, não conseguir se concentrar tão bem depois de um tempo realizando a mesma tarefa e chegar a cometer alguma falha.  

Com a automação, por outro lado, é possível processar meticulosamente todos os números, fazer comparações e análises burocráticas, tudo mais rápido e sem erros. 

Detecção ágil de erros e fraudes

Os registros que não são correspondidos durante um processo de conciliação de cartões, geralmente, são sinalizados rapidamente quando são automatizados, mais do que quando realizados de forma manual.   

A automação de conciliação de cartões pode mostrar atividades suspeitas que ocorrem em um determinado período de tempo, como um pagamento duplicado emitido a um fornecedor pelo mesmo valor, mês após mês. 

Pagamento ou cobrança de faturas em dia

A conciliação de cartões integrada destaca, rapidamente, faturas pendentes para que uma empresa tome medidas, quer isso signifique cobrar um cliente ou pagar sua própria fatura, o que evita taxas atrasadas. 

Você também pode gostar: Como montar uma loja virtual de sucesso

Fechamento financeiro mais rápido

Quanto mais cedo os pagamentos forem conciliados, mais cedo a empresa fechará o caixa, em menos tempo.  

Crescimento potencial

As empresas que planejam crescer, são mais bem atendidas com um sistema de gestão capaz de crescer com elas. A automação facilita a conciliação de cartões mesmo em um volume crescente de pagamentos. 

Precisão nas transações

A automação pode ajudar a garantir a precisão das transações e conciliações, ajudando a empresa a permanecer conforme os regulamentos do setor, assim, evitando multas por descumprimento. 

Clareza no fluxo de caixa

Ao automatizar a conciliação de cartões e resolver problemas que impedem a análise de registros, as empresas terão uma visão mais precisa e oportuna de quanto dinheiro elas têm em mãos a qualquer momento. 

Entre em contato com a gente para melhorar ainda mais as operações da sua empresa. 

Confira abaixo como funciona nossa conciliação de cartões aqui na Nox. 

Veja mais