Pix: por que muitos varejos ainda não aceitam?

Compartilhe

Mesmo o Pix sendo a forma de pagamento mais prática, rápida e com o melhor custo benefício, muitos comércios ainda se recusam a aceitá-lo.

Por trás das placas de “não aceitamos Pix”, há vários motivos para os lojistas não adentrarem a nova tecnologia. É de se questionar, já que o Pix oferece inúmeras vantagens, incluindo:

  • Taxa mais barata que o cartão de débito; 
  • O lojista recebe no mesmo momento;
  • Não precisa ter dinheiro em caixa;

Afinal, por que o lojista ainda não aceita Pix?

O motivo é simples, mesmo o Banco Central investindo tanto na segurança do Pix, os comércios ainda se sentem inseguros diante do aumento no número de golpes e fraudes aplicados especificamente nos estabelecimentos. 

O medo de levar um golpe ao finalizar uma venda através do pagamento via Pix induz muitos comerciantes a se recusarem a aceitar o método de pagamento. E, caso o lojista não tenha um sistema que recebe o pagamento via Pix de forma automática, há ainda mais chances de ser vítima dos golpistas. 

Entre os principais motivos que fazem o comerciante não aceitar o Pix, estão:

Pix agendado

Esse é um dos golpes do Pix mais aplicados em comércios. 

Neste caso, é comum o lojista solicitar ao cliente que digite a chave Pix do estabelecimento para transferir o valor e, em seguida, solicita ao cliente que mostre o comprovante. 

Porém, algumas vezes, o cliente mostra o comprovante de um Pix que foi agendado, e que, consequentemente, pode ser cancelado em seguida. 

Ao mostrar o comprovante do agendamento, o varejista acredita que o cliente já efetuou o pagamento e finaliza a venda. Mas, quando o cliente sai da loja, pode cancelar o agendamento e o lojista acaba não recebendo pelo produto.

Conta bancária pessoal

Outro motivo muito comum em varejo, acontece quando o lojista faz uma venda e entra na sua conta do banco para conferir se o pagamento realmente caiu. 

Neste caso, ele deixa de usar o Pix por achar esse processo muito trabalhoso ou por exigir que os atendentes tenham acesso a sua conta particular, para que a verificação do recebimento seja feita.  

Além disso, já houve casos de o comerciante entrar em uma conta particular, e o cliente hackear a conta do lojista em questão de segundos. 

Valor errado no comprovante

Outra fraude que tem sido aplicada recentemente em comerciantes que não conferem o valor recebido. 

Ou seja, o cliente envia um comprovante de pagamento de apenas R$ 0,01 real e, como o comerciante não confirma o valor recebido, entrega a compra e não percebe que foi vítima do golpe do Pix. 

Confira – Pix Pessoa Jurídica: vantagens, dúvidas e por que incluir na empresa

Como fazer para receber via PIX com segurança?

Um dos meios mais eficientes de evitar esses e outros golpes aplicados em comércios é utilizando um sistema integrado que gere QR Code. 

Seja na tela do PDV, na maquininha de cartão ou QR Code impresso, o sistema é automático e evita erros humanos. Isso faz com que o cliente faça o pagamento pelo código sem necessidade de chaves Pix, por exemplo. 

Com isso, não há necessidade de entrar em contas bancárias pessoais, pois a compra só é finalizada no sistema quando o pagamento cair na conta do lojista. Caso o Pix não seja feito no valor correto, por exemplo, a compra não é finalizada e não há liberação de nota fiscal.

Este processo garante segurança total ao lojista para não precisar mais se preocupar com fraudes e possa finalmente aceitar o Pix como meio de pagamento no seu estabelecimento. 

Vantagens do Pix integrado ao sistema de gestão

O Pix integrado ao sistema de gestão Noxmob traz inúmeras vantagens para sua loja independente do segmento do varejo:

  • Agilidade do pagamento – basta escanear o QR Code impresso, ou na tela do PDV, ou da maquininha. 
  • Segurança no recebimento – o sistema libera a venda automaticamente, só depois que o pagamento for confirmado e cair na conta do lojista. Ou seja, não será mais necessário pedir para visualizar comprovantes ou consultar sua conta bancária. 
  • Evita fraudes – as vantagens além de levar praticidade e agilidade, também levam segurança e evitam fraudes como o Pix agendado, comprovantes falsos ou pagamentos incorretos. 

O Noxmob possui integração com PIX, gerando um QR Code que contém o valor e dados do recebedor. Isso facilita a rotina e dá mais segurança tanto para o cliente quanto para o varejista, tornando praticamente impossível de um pagamento acontecer de forma errada, para mais ou para menos. 

Como funciona o Pix no sistema da Nox?

No fechamento da venda, basta selecionar que o pagamento será feito via PIX. 

Em seguida, o sistema irá gerar, automaticamente, um QR Code. Este, pode ser mostrado para o cliente na tela da máquina de cartão (onde o sistema pode ser instalado para atendimento direto nas mesas), na tela do computador (no PDV). Também pode ser impresso no PDV, onde geralmente se imprime as notas fiscais. 

Assim, o cliente usa o próprio celular para ler o QR Code. O valor é automaticamente mostrado no celular do cliente, onde ele fará o pagamento. Não é possível de o cliente mudar o valor no celular dele, por exemplo, e fraudar este pagamento. 

Além disso, o pagamento cai automaticamente no sistema em, no máximo, 10 segundos. E, em seguida, a venda é liberada com a nota fiscal do cliente, e o atendimento é finalizado. Por ser tudo automático, trata-se de uma tecnologia que evita erros humanos e fraudes. 

Inclusive, com o sistema da Nox você também tem acesso ao extrato de todas as movimentações realizadas por Pix. Também há a função de transferência de todo o valor, ou parte dele, para outra conta Pix, para qualquer instituição financeira pré-cadastrada no aplicativo.

Gostou e quer saber mais? Clique aqui e fale com nossos especialistas agora mesmo.

Leia também – Golpe do Pix: principais e como proteger sua empresa

Veja mais