Pix Pessoa Jurídica: vantagens, dúvidas e por que incluir na empresa

pix-pessoa-juridica

Compartilhe

Desde novembro de 2020, as empresas brasileiras passaram a ter o Pix como uma nova alternativa para pagamentos e transferências.

O sistema, criado pelo Banco Central do Brasil (BCB), permite que empresas que aderem esta forma de pagamento tenham a possibilidade de lucrar mais e conquistar mais clientes.

Até março de 2021, com apenas quatro meses após a criação do Pix, mais de 4 milhões de pessoas jurídicas já haviam recebido pelo menos um pagamento por Pix, segundo estudo realizado pelo BCB.

Abaixo você poderá conferir as principais dúvidas e vantagens sobre o Pix Pessoa Jurídica. Vamos lá?

Sumário

Pix: porque incluir na sua empresa

Algumas características do Pix o tornam um meio de pagamento único e inovador.

Segundo o Banco Central do Brasil, “para os pagadores, o Pix é o meio eletrônico que mais se aproxima do dinheiro em espécie. Para os recebedores, é possível destacar a velocidade de disponibilização dos recursos. O Pix é o único meio eletrônico de pagamento que apresenta essa característica”.

Velocidade nos recebimentos

O Pix é o único meio de pagamento que permite que o valor seja creditado na conta em até 10 segundos, em alguns casos, em até 6 segundos.

Disponibilidade 24h por dia

O Pix pode ser realizado em qualquer hora, todos os dias do ano, incluindo domingos e feriados.

Mobilidade

A iniciação de um Pix acontece com o uso do celular, o que o torna fácil, simples e intuitivo. O pagamento pode ser feito através da Chave Pix ou da leitura de um QR Code, permitindo que o atendimento seja feito nas mesas, fora do caixa padrão, por exemplo.

Conciliação e automatização de processos

Informações relevantes sobre pagamentos, vão junto com a ordem de pagamento. Portanto, a eficiência nos processos internos é muito maior.

Como aderir ao Pix Pessoa Jurídica?

O método mais popular do Brasil para realizar e receber pagamentos, pode chegar até sua empresa e te ajudar a lucrar muito mais!

Todas as empresas podem aderir ao Pix Pessoa Jurídica, para isso, é importante usar uma solução tecnológica, como, por exemplo, o software de gestão Noxmob, que possibilita vendas e pagamentos via Pix, direto no Ponto de Venda (PDV).

O sistema também possibilita outras funcionalidades para o seu negócio, como contagem de estoque, e-commerce e delivery próprio, cardápio digital, fechamento e abertura de comandas, e muito mais.

Clique aqui para falar com a gente e implementar o Pix no seu negócio agora mesmo!

Existem taxas ou cobranças para usar o Pix PJ?

O Banco Central determinou que sim, pode haver cobranças do Pix tanto para recebimento quanto para transferências para Pessoas Jurídicas. Neste sentido, o Pix da Nox é sem dúvida nenhuma um dos mais barato do mercado.  

Ou seja, o Pix é gratuito para pessoas físicas, mas, para pessoas jurídicas, é a instituição financeira quem decide se haverá cobranças ou não pelas transações feitas e o valor delas.

Considerando o mercado competitivo, o custo para empresas é consideravelmente baixo. E, com um sistema de gestão, por exemplo, é possível controlar a sua empresa e ainda ter o Pix como meio de pagamento no seu estabelecimento com um preço ainda menor.

Assim, você tem custos que valem muito mais a pena, além de ter outras funcionalidades para gerenciar seu negócio, além do Pix.

Conheça o software de gestão da Nox.

Quais são as vantagens do Pix Pessoa Jurídica?

Confira as principais vantagens de a sua empresa aderir ao Pix Pessoa Jurídica como forma de pagamento:

Redução de custos

Uma das principais vantagens da utilização do Pix, é que os custos com pagamentos e transferências são menores que quando comparamos a outros tipos de transações.

Confira aqui nossos planos e preços.

Mais agilidade para receber

Com Pix para empresas, os recebimentos acontecem imediatamente, em até 10 segundos. Além disso, transferências podem ser feitas 24h, diariamente. 

Com o Pix é possível fazer transferências em até 10 segundos e em qualquer dia ou hora.

Outros pagamentos

Além do baixo custo e agilidade nas transações, as empresas também podem utilizar esse meio de pagamento para quitar suas dívidas com funcionários, impostos, fornecedores e outros.

Cartão de débito ou Pix: o que vale mais a pena?

Sem dúvidas, o Pix vale mais a pena que os cartões de débito.

Isso, porque as transações de pagamento feitas utilizando cartão de débito exigem uso de maquininhas ou outros aparelhos. Com o Pix, as transações podem ser iniciadas por meio do telefone celular do cliente, sem a necessidade de outro aparelho.

No caso do cartão de débito, os recebimentos só caem na conta do lojista, em média, dois dias após o cliente fazer o pagamento. Já o Pix é muito mais rápido e o pagamento fica disponível na mesma hora em que é feito, demorando apenas alguns segundos.

Quando falamos das taxas do cartão de débito, o Pix vale muito mais a pena, mesmo variando de valor, o Pix da Nox, por exemplo, é um dos mais baratos do mercado.

Fale com nossos especialistas e saiba o valor do Pix da Nox.

Modalidades do Pix

Como o Pix é uma ferramenta recente, muitas funcionalidades e modalidades surgiram e vêm surgindo para tornar o Pix ainda melhor e mais seguro em seus processos.

A seguir, confira as suas modalidades para empresas e entenda como utilizar cada uma delas.

Pix Saque

Pix Saque permite retirar um valor em dinheiro físico, no caixa do estabelecimento, por exemplo. Porém, o saque deve ser, primeiro, pago via Pix, lendo o QR Code com o uso do seu celular, para que depois o estabelecimento te “devolva” o dinheiro em espécie

Pix Troco

No Pix Troco, parecido com o Pix Saque, o valor pode ser retirado, mas apenas caso seja feita uma compra na loja. Assim, o cliente pode receber o seu troco em dinheiro físico.

Pix Parcelado

O Pix Parcelado nada mais é que a possibilidade de parcelar uma compra através do Pix. O cliente possui uma linha de crédito onde poderá pagar dependendo do limite da sua conta. Para quem faz a compra, há juros no parcelamento, assim como no cartão de crédito.

Com isso, pessoas que não tem um cartão de crédito poderão fazer compras parceladas da mesma forma, sem cartão. A empresa para quem foi enviado o Pix receberá o valor integral instantaneamente.

Vale lembrar que o Pix parcelado não é oficial do Banco Central. Se trata de uma antecipação de um plano do BC.

É seguro?

O Pix é bastante seguro, e isso também é uma das diferenças dele para outros meios de pagamentos. Segundo o Banco Central, o Pix tem três dimensões de segurança:

Autenticação digital do usuário

Toda transação, inclusive as de gerenciamento das chaves Pix, só pode ser iniciada através de acesso seguro com uso de uma senha, ou outros dispositivos de segurança integrados ao seu celular, como reconhecimento biométrico ou facial, por exemplo.

Tráfego de informações criptografadas

Tudo é feito de forma criptografada na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN), uma rede totalmente separada da internet, onde ocorrem todas as transações do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Informações sobre transações e também dados pessoais ligados às chaves Pix são armazenados com criptografia, nos sistemas internos do BCB.

Regulamento

Segundo o Banco Central, há previsão de medidas no regulamento do Pix que amenizam o risco de fraudes, como a possibilidade de as instituições estabelecerem limites máximos de valor, com base no perfil de risco de seus clientes.

Além disso, também é possível estabelecer um tempo máximo para autorização das transações, através dos bancos participantes, prevendo em casos de transações não rotineiras, clientes que possuem grande probabilidade de fraude.

Também tem o QR Code dinâmico que só é permitido para quem envia certificados de segurança para o Banco Central.

Bloqueio Cautelar e o Mecanismo Especial de Devolução (MED)

A fim de tornar ainda o Pix um ambiente ainda mais seguro para os usuários, o Banco Central do Brasil lançou em novembro do ano passado essas duas opções que facilitam a recuperação do dinheiro em casos de fraudes.

“O bloqueio cautelar é simples: no ato do crédito, a instituição onde o suposto golpista tem conta, poderá bloquear os recursos por até 72 horas, tempo em que fará uma análise mais robusta e verificará se é mesmo caso de fraude”, afirmou o Banco Central no Twitter.

No MED, a vítima do golpe pode registrar uma reclamação no canal de atendimento da instituição financeira. Em seguida, a instituição do pagador usará a infraestrutura Pix para avisar o banco do golpista, que vai bloquear os recursos do mesmo.

Ambas as instituições vão analisar o caso e, em até 7 dias, caso seja considerado um golpe, o valor será devolvido à vítima.

Pix Pessoa Jurídica: como se livrar de golpes

O Banco Central disponibilizou uma série de perguntas e respostas para sanar as dúvidas da população sobre o Pix e suas funcionalidades. Entre elas, algumas dicas foram dadas também para evitar fraudes com o uso do Pix.

Sistema de Gestão

Com um sistema de gestão para empresas da Nox, o pagamento via Pix é feito pelo computador no PDV, e a compra só é liberada quando o pagamento cair no sistema. Isso evita fraudes como Pix agendado, por exemplo, e garante o pagamento ao lojista.

Além disso, com o sistema da NOX, cada vez que o estabelecimento recebe um PIX, o valor entra em uma conta transitória no sistema, possibilitando consultar se o valor foi recebido, imediatamente. Além de evitar fraudes, o lojista pode deixar esse valor na conta, chamada NoxConta, e transferir para a conta de preferência quando quiser.

Fale com nossos especialistas.

Aplicativos e sites estranhos

É recomendado não instalar aplicativos desconhecidos ou acessar links diferentes relacionados ao Pix. Ao entrar em algum link malicioso, suas contas podem ser clonadas e usadas por golpistas.

“Ressaltamos que não existem sites ou aplicativos do Banco Central, ou Pix criados exclusivamente para o registro de chaves, nem para a realização de transações Pix”, afirmou o BCB.

Envio de dados pessoais

Outra dica é não enviar códigos ou informações pessoais via redes sociais, principalmente para pessoas não conhecidas. Isso também evita fraudes em suas contas e seus dispositivos.

Tendências

O Banco Central tem planos de lançar novas funcionalidade do Pix.

Algumas já foram anunciadas pelo Banco Central, mas ainda não há previsão de lançamento, como no caso do “Cartão Pix”, que pretende possibilitar transferências offline sem uso de internet ou celular, ou das transferências internacionais via Pix.

O débito automático via Pix também é outra funcionalidade que está sendo discutida desde 2021, mas que também não tem data definida para ser implementada no mercado.

Pix Garantido: o futuro e a garantia de pagamento ao lojista

O Pix Garantido será uma modalidade de parcelamento do Pix, mas exclusiva do Banco Central.

Porém, o método de pagamento ainda não foi disponibilizado e a previsão de ser lançado no terceiro trimestre deste ano, foi prorrogada. Mesmo sem data definida para o lançamento, o BC já divulgou informações sobre a novidade.

Com o Pix Garantido, as instituições oferecerão o chamado valor limite, ou seja, uma linha de crédito para que o consumidor faça suas compras à vista ou parceladas.

Será parecido com um cartão de crédito, sem a necessidade de ter dinheiro na conta para usar o Pix.

Funcionará por bancos e as Fintechs, e por isso, será uma grande aposta para os empreendedores, garantindo que o lojista tenha a garantia de receber o valor do cliente, sem atrasos.

Isso vai acontecer porque as instituições financeiras farão o pagamento ao estabelecimento, mesmo que o cliente não tenha dinheiro em conta, como um empréstimo, e o cliente será cobrado posteriormente.

Pix integrado no sistema de gestão

Segundo especialistas, o Pix elimina a necessidade de usar maquininhas de cartão.

Isso acontece porque se trata de um sistema que não exige a máquina ou outros equipamentos para que o cliente faça o pagamento. Isso é feito diretamente pelo celular do cliente.

O futuro dos pagamentos e a modernidade, exige que os estabelecimentos se adaptem. Para isso, os estabelecimentos precisam agregar seus empreendimentos, adentrando em novos meios, como os softwares de gerenciamento para empresas.

A tecnologia está levando, cada vez mais, oportunidades e inovação para os negócios.

Com um sistema de gestão, como o Noxmob, é possível ter tudo o que o seu negócio precisa, até mesmo o Pix, direto no Ponto de Venda.

Vantagens

Com o sistema de gestão, não há necessidade de esperar para receber no débito, com o Noxmob, o Pix cai direto na sua conta. 

Além disso, toda a solução Pix da Nox é baseada na qualidade da Plataforma disponibilizada pela Matera.

Basta imprimir o QR Code no PDV que o pagamento cai na conta do lojista em menos de dez segundos. Além disso, o sistema é multiplataforma, possibilitando a flexibilidade de controlar comandas, mesas, pedidos e outros, direto nas maquininhas de cartão ou outros dispositivos.

Ao ter um software de gestão, você tem muitas vantagens e oportunidades para modernizar e aumentar a eficiência do seu empreendimento:

  • Delivery ou e-commerce próprio;
  • Fechamento e abertura de comandas;
  • Atendimento direto nas mesas;
  • Pagamento por Pix, direto no PDV;
  • Integração com o Ifood;
  • Dados seguros com o armazenamento em nuvem;
  • Relatórios gerenciais;
  • Atendimento nas mesas;
  • Contagem de estoque;
  • Controle financeiro;

Gostou? Clique aqui para falar com a gente e saber mais.

Leia também: Pix: confira o que é, como funciona e benefícios do sistema

Veja mais