GTIN passa a ser obrigatório em nota fiscal no comércio

PDV

Compartilhe

Desde o último dia 12 de setembro (2022), os códigos de barras (GTIN) passaram a ser obrigatórios nas notas fiscais emitidas por comerciantes. 

A regularização do código pode ajudar comerciantes em tarefas maçantes, como a contagem do estoque, por exemplo, levando maior agilidade na organização de produtos. 

Sumário

O que é o GTIN?

GTIN, siga de “Global Trade Item Number”, trata-se de uma série numeral criada para identificar itens comerciais. Ele foi criado pela empresa GS1, os GTINs eram anteriormente chamados de códigos EAN, atribuídos para todo produto precificado, pedido ou faturado em qualquer estabelecimento. 

O GTIN consegue trazer informações gerais do produto. Ele é o número que aparece no código de barras dos produtos. O mais comum deles contém 13 dígitos.

O que acontece se o comerciante não cadastrar o GTIN?

A GS1, empresa responsável pelo assunto, revelou que, caso o código esteja incorreto ou haja alguma informação faltante, as NF-e e NFC-e serão rejeitadas e a impressão recusada, como afirma também a Nota Técnica Vigente 2021.003 v.1.10.

Leia também – Golpe do Pix: principais e como proteger sua empresa

“Lembramos para as empresas que operam com produtos que não utilizem o GTIN, que o campo deve ser informado com a expressão “SEM GTIN” ao invés de deixar o campo vazio (branco/nulo). Para os segmentos que atuam na área de produção de cigarros, medicamentos e brinquedos, lembramos que o GTIN deverá ser informado e será validado junto ao cadastro centralizado de GTIN, sendo que os GTINs não cadastrados gerarão rejeições nas notas de venda de produção própria desses segmentos”, afirmou a Secretaria da Fazenda em Nota Oficial.

Onde cadastrar?

Para cumprir com as novas regras, o fabricante deve cadastrar todas as informações dos seus produtos no site do Cadastro Nacional de Produtos, que funciona de forma integrada com o Cadastro Centralizado de GTIN.

o lojista, para cumprir com a obrigatoriedade e corresponder as novas regras, precisa preencher, no sistema utilizado, os dados fiscais dos produtos disponíveis para venda, incluindo o número do código de barras (GTIN), para que essas informações sejam impressas na nota fiscal

Vale lembrar que a nossa ferramenta NoxProduto faz essa tarefa automaticamente. Fale com nossos especialistas e saiba mais.

Novidade NoxProduto traz praticidade no cadastro do GTIN

Para facilitar a vida dos comerciantes e lojistas do Brasil, recentemente, aqui na Nox, temos o NoxProduto, uma ferramenta que ajuda a preencher os dados dos produtos de maneira automática.

Com o NoxProduto, é possível obter as informações do item apenas ao inserir o número do código de barras

Assim, não é necessário pesquisar cada uma das informações exigidas, nem preencher item por item, basta digitar o código de barras e o restante dos dados são preenchidos automaticamente!

Com o NoxProduto, também é possível pesquisar as informações de um produto a partir da descrição dele ao invés do código de barras. Caso seja encontrado, dados como imagem, nome curto, unidade e dados fiscais, serão preenchidos automaticamente.

Isso facilitará, e muito, o recadastramento dos produtos do seu negócio, deixando seu comércio em dia com as novas regras e te ajudando a economizar tempo.

Gostou e quer saber mais? Fale com nossos especialistas clicando aqui!

Leia também – Pix: por que muitos varejos ainda não aceitam?

Veja mais