História da pizza: curiosidades e como surgiu a receita

historia-da-pizza

Compartilhe

Graças a história da pizza, hoje o Brasil produz um milhão de pizzas por dia e, em todo o país, são gastos mais de R$ 22 bilhões com o alimento.

A Pizza é o alimento de fast food amado por pessoas de todo o mundo. Seja quando estamos entre várias pessoas ou a sós, a pizza é sempre uma excelente escolha. 

Porém, muitas curiosidades estão por trás desse alimento de domínio global. Conheça a seguir algumas curiosidades sobre a história da pizza. Vamos lá? 

Sumário

Desde quando as pessoas comem pizza?

Na história da pizza, as pessoas comem pizza há séculos. Já na antiguidade, quando os pedaços de pães achatados eram cobertos com guloseimas e servidos como uma refeição simples e saborosa para quem estava com pressa e não podia parar para comer na mesa ou no prato.

A cultura da pizza, além da Itália

Na história da pizza, imigrantes de Nápoles, ao irem para os Estados Unidos, replicavam suas pizzas em Nova York e outras cidades americanas. 

Lá, os napolitanos trabalhavam em fábricas, assim como milhões de europeus no final do século XIX e início do século XX. Assim, relativamente rápido, os sabores e aromas das pizzas italianas começaram a intrigar não-napolitanos e não-italianos.

Pizza no café da manhã

Mas foi em Nápoles do final do século XVIII que, na história da pizza, surgiu a pizza como a conhecemos agora. Sob os reis Bourbon, Nápoles havia se tornado uma das maiores cidades da Europa. 

Porém, alimentada pelo comércio exterior e um fluxo constante de camponeses do campo, sua população aumentou cerca de 200 mil pessoas, de 1700 a 1748. Com isso, a economia local não conseguiu manter o ritmo e a pobreza chegou

Neste cenário da história da pizza, as pizzas atenderam as necessidades de alimentar todas essas pessoas, Era um alimento barato e vendido por ambulantes. Com uma moeda, o que não era difícil conseguir, era possível comprar duas fatias e daria um bom café da manhã. 

Embora semelhantes em alguns aspectos aos pães achatados, eles passaram a ser feitos com ingredientes baratos, fáceis de encontrar e com muito sabor. Os mais simples eram cobertos com nada mais do que alho, banha e sal. Outros, incluíam queijo, peixes pequenos ou manjericão. Alguns tinham tomates por cima. 

Apenas recentemente introduzidos nas Américas, estes ainda eram uma curiosidade, desprezados por pessoas ricas e estrangeiras. Sua impopularidade e baixo preço tornaram as pizzas muito atraentes.  

historia-da-pizza

História da pizza: do desprezo ao apreço

Por muito tempo, a pizza foi descrita por estrangeiros como um “alimento nojento e nauseante”. 

Nos primeiros livros de receitas do final do século XIX, ignoraram a existência da pizza. E, na história da pizza, mesmo os livros dedicados à cozinha napolitana, ela não foi mencionada.

Porém, isso mudou durante uma visita a Nápoles em 1889, o rei Umberto I e a rainha Margherita se cansaram da culinária francesa. 

Chamado às pressas para preparar algumas especialidades locais para a rainha, o pizzaiolo Raffaele Esposito, cozinhou três tipos de pizza: uma com banha, queijo de leite de cavalo e manjericão, outra com peixe, a terceira com tomate, mussarela e manjericão.

Leia também: Maquininha de cartão com sistema: como aumentar o lucro do seu comércio

Encantada, sua favorita foi a última das três, batizada de pizza Margherita, em sua homenagem, servida até os tempos atuais

Com a satisfação de Margherita, a pizza passou a ser visto como um alimento sofisticado e que a família real poderia desfrutar. Além disso, transformou a pizza local em um prato verdadeiramente italiano, assim como a massa ou a polenta.

A história da pizza verdadeiramente italiana!

A partir da década de 1930, a história da pizza conta com um número crescente de napolitanos se mudando para o norte em busca de trabalho, levando junto a culinária

Mas foi o turismo que, facilitado pela queda do custo das viagens no pós-guerra, que realmente consolidou a posição da pizza como um prato verdadeiramente italiano. 

À medida que os turistas ficaram cada vez mais curiosos sobre a comida italiana, os restaurantes em toda a península começaram a oferecer mais especialidades regionais, incluindo pizza. A qualidade era, a princípio, variável e nem todo restaurante tinha forno de pizza. No entanto, a pizza se espalhou rapidamente por toda a Itália.

historia-da-pizza

História da pizza: da Itália para o mundo

Na história da pizza, foi na América que a pizza encontrou seu segundo lar, na cidade de Nova York. 

Em sintonia com o ritmo crescente da urbanização, a pizza foi rapidamente adotada por donos de restaurantes empreendedores. A partir dali, a pizza começou a ser adaptada conforme gostos, identidades e necessidades locais. 

Pouco depois de os EUA entrarem na Segunda Guerra Mundial, um texano chamado Ike Sewell, tentou atrair novos clientes para sua pizzaria recém-inaugurada em Chicago, oferecendo uma versão muito diferente do prato, com mudanças em recheios, incluindo mais queijo e muito molho de tomate.

A partir da década de 1950, o ritmo acelerado das mudanças econômicas e tecnológicas nos Estados Unidos, duas mudanças ocorreram: a pizza congelada, projetada para ser levada para casa e feita quando quiser. 

E, a segunda foi a entrega de pizza, o atual delivery. Com a crescente disponibilidade de carros e motocicletas, tornou-se possível entregar comida fresquinha na porta dos clientes, a pizza foi um dos primeiros pratos a serem servidos desta forma. 

Conheça o melhor sistema para pizzaria!

Essas mudanças são vistas até hoje em um país que vende mais de 1 milhão de pizzas por dia, e já tem até um dia dedicado para a refeição, comemorado todo dia 10 de julho como o Dia da Pizza.

Por isso, é importante se diferenciar nesse mercado crescente e investir em um melhor   atendimento, se diferenciando da concorrência e usando uma tecnologia que ajude a atender muitas pessoas sem gerar filas ou transtornos, criando fidelidade aos seus clientes.

Com o Noxmob gourmet, sistema para pizzarias e restaurantes, você pode gerenciar todo seu estabelecimento com um software simples e prático! 

O sistema possui funcionalidades para agilizar seu atendimento, como um Ponto de Venda completo, onde você pode acompanhar o andamento das mesas abertas na sua pizzaria, organizar a fila de espera e lançar pedidos diretamente para a cozinha.

Além disso, com o melhor sistema para pizzaria Noxmob Gourmet, você pode ter um cardápio digital e um delivery próprio, se livrando de taxas de aplicativos de entrega! No software, você ainda consegue calcular a taxa de entrega automaticamente, com base na distância.

Vale lembrar, que temos parceria com as maquininhas super tecnológicas da Rede! 

Com elas, você também consegue atender os clientes diretamente na mesa, imprimir fichas para retirada de produtos (caso necessário), abrir e fechar comandas, receber pagamentos (inclusive via Pix) e finalizar as vendas com total segurança que só a NOX pode te oferecer. Tudo de bom, né? 

Saiba mais falando com um de nossos especialistas agora mesmo, é só clicar aqui!

Veja mais