O que é um restaurante à la carte? 4 vantagens e por que utilizar

Compartilhe

À la carte é um termo francês que significa, em tradução literal, “como está no cardápio”. 

Em um restaurante com este tipo de menu, há uma grande variedade de pratos e bebidas com preços individuais, onde o cliente pode escolher o que quiser. Consequentemente, o cardápio se torna mais extenso, com pratos pré-definidos e feitos na hora. 

O menu à la carte, geralmente, é dividido em grupos com: entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas.  

É um cardápio diferente do self-service, por exemplo, que oferece pratos já prontos.

Preços de um restaurante à la carte

Em um menu à la carte, o preço também é individual e pode variar de acordo com a quantidade de ingredientes especiais usados em cada receita. 

Outro motivo para o preço variar é que os pratos devem satisfazer até os paladares mais exigentes, então as receitas são geralmente mais elaboradas e, consequentemente, podem demorar mais para serem preparadas.

Para entender mais sobre este tipo de cardápio, confira a seguir 5 vantagens em usá-lo no seu estabelecimento!

Melhor experiência para o cliente!

Sem um menu à la carte, algumas inconveniências podem acontecer.

Às vezes, um cliente que está jantando pode decidir pedir um acompanhamento separado. Caso este acompanhamento esteja em falta, você terá que negociar com a gerência. 

Ou ainda, se o cliente optar por comer uma porção menor apenas com peixe, por estar sozinho, ao invés do prato completo com muito peixe, mais alguns vegetais e fatias de frutas, por exemplo, em um menu tradicional isso pode não ser possível. 

Diferente de um menu à la carte, onde cliente escolhe o prato como preferir, podendo comer apenas o peixe e depois comer um prato separado de salada, caso queira.

O acompanhamento pode ser do menu original ou ainda ser personalizado no mesmo restaurante, conforme o que gosto do cliente. Isso gera uma melhor experiência a clientes, que inclusive podem ter algum tipo de intolerância alimentar, ou simplesmente não gostar de algum item em específico.

Leia também: Happy Hour: 5 razões para oferecer no seu bar

Sofisticação e qualidade com menu à la carte

O menu à la carte não é oferecido em qualquer restaurante, vistos principalmente em restaurantes sofisticados. 

Porém, o menu à la carte pode exigir a experiência especial de um chef que, muitas vezes, um restaurante tradicional não necessita. Isso acontece porque o este tipo de menu pode precisar adaptar tipos especiais de ingredientes mais difíceis de encontrar ou até custar mais caro. 

Além disso, um bom chef pode preparar receitas mais elaboradas em um tempo menor, por já ter experiencia com esse tipo de menu ou gastronomia, não deixando o cliente esperando por muito tempo. 

Por essas razões, alguns restaurantes podem optar por não oferecer o menu à la carte. 

Contudo, o que muitos deles não consideram, é que um menu à la carte leva uma experiência única aos clientes, impulsionando o aumento das vendas, do lucro, e ainda tornando o estabelecimento conhecido pela qualidade e modernidade dos pratos e do atendimento.

Garçom segurando dois pratos. Neles há um cardápio colorido de saladas.

Aumento nos lucros com um menu à la carte

Dependendo da natureza do menu à la carte, o tempo necessário para prepará-lo pode variar. Um prato simples, por exemplo, pode levar menos tempo, enquanto um prato mais complexo ou especial, pode demorar mais. 

Por esses motivos, o restaurante pode aumentar o preço do menu, dependendo do tempo que os chefs levarão para preparar a receita escolhida. Assim, o cliente pagará não só pelo prato, mas pela experiência inteira de estar em um bom e completo restaurante!

Confira: 7 benefícios de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Mais liberdade com um menu à la carte

Embora alguns restaurantes não estejam dispostos a incluir um menu à la carte, vale lembrar que eles podem oferecê-los apenas em alguns momentos do ano, devido à mudança das estações ou temporadas. 

Ou seja, um restaurante que não oferece menu à la carte pode incluí-lo apenas em época festiva, como no mês dezembro. 

Assim, é possível aumentar os lucros devido ao grande número de turistas em época de temporada, com muito clima de festa e também com paladares diferentes de acordo com a região.

Conclusão

Concluindo, se você pensa em ter um menu à la carte no seu estabelecimento, esteja preparado para investir em uma boa gastronomia, e em compensação, terá um bom retorno quando se trata de clientes fiéis e satisfeitos

Além disso, também é possível incluir este menu apenas em épocas mais movimentadas conforme as temporadas de festa, para que o cliente se sinta mais livre para escolher suas refeições. 

Independente do menu que você optar, com um sistema para restaurante tudo fica mais fácil, tanto no atendimento ao cliente, desde a escolha dos pratos até o pagamento e a emissão da nota fiscal, até no controle total do seu estabelecimento.

Leia também: Happy Hour: 5 razões para oferecer no seu bar

Precisa de um Cardápio Digital? A NOX Ajuda Você!

Com o sistema Noxmob, você pode deixar o seu estabelecimento ainda mais moderno implementando um cardápio digital com delivery próprio, tudo de bom né?

Fale conosco para saber mais ou teste grátis agora mesmo!

Veja mais

WhatsApp