Como montar uma loja virtual de sucesso

como montar uma loja virtual

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A era digital chegou com tudo no mundo dos negócios. Não é à toa que muitas empresas físicas vêm se integrando à loja virtual para vender na internet, afinal, a maioria das pessoas ama o comodismo de comprar pelo celular ou computador.  

Por isso, se tornou fundamental a adaptação dos empreendedores para manter-se firme e até mesmo aumentar o lucro do seu comércio.

Para aqueles que ainda não adentraram ao mundo da loja virtual, também é importante entender como iniciar da melhor maneira possível, para preservar um bom negócio e manter o cliente satisfeito, já desde a abertura. 

Confira algumas dicas a seguir que podem te ajudar a abrir uma loja virtual lucrativa e que atenda às necessidades dos seus clientes, além de claro, trazer muitos benefícios duradouros para você! 

Planeje o seu negócio

Sumário

O mercado de comércio eletrônico é hiper diverso. Portanto, faça uma pesquisa aprofundada sobre nichos de loja online para identificar sua área de foco. 

No marketing digital, o termo SWOT significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. É uma estratégia simples, mas eficaz, de avaliar diferentes nichos e ter ideias de quais produtos vender. 

Confira: 7 benefícios de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial

O que o seu cliente precisa?

Com pesquisas direcionadas, você pode descobrir demandas do consumidor que não são muito atendidas, mesmo em categorias de produtos populares.  

Para encontrar lacunas em seu mercado-alvo, foque em redes sociais, analisando as preocupações, reclamações e pedidos de recomendação do seu público-alvo; Google Trends, comparando e contrastando o volume de pesquisa para diferentes tipos de produtos.   

Também leia resenhas, confira tutoriais e veja o que os compradores estão perdendo.  

Defina a persona certa

As melhores ideias de soluções de comércio eletrônico nascem na intersecção de necessidades, preferências e interesses entre o público-alvo.  

Criar a persona ideal com dados demográficos (idade, localização, ocupação e renda); dados psicográficos (interesses, valores, crenças e aspirações), é fundamental para entender com quem você irá falar em suas redes e para quem irá vender. 

Use uma plataforma ideal para loja virtual

As plataformas de comércio eletrônico vêm em diferentes tipos. 

Pode ser tentador começar com o construtor de sites mais barato. No entanto, a desvantagem é que você precisará migrar para outro posteriormente, o que é uma complexidade adicional.  

Vale lembrar que, à medida que sua loja virtual cresce, as funcionalidades do seu site precisarão acompanhar o aumento de tráfego, por exemplo. Se sua empresa é grande ou está crescendo consistentemente, separar recursos para uma plataforma mais completa pode ser necessário. 

Contudo, você pode pagar um preço justo e ainda ter tudo o que a sua loja virtual precisa, desde a abertura até a fase mais lucrativa, com a ferramenta que disponibiliza uma loja virtual com a ferramenta Noxcommerce para auxiliar em todos os setores do seu negócio.  

Com ela, você pode cadastrar mercadorias, controlar o estoque, receber pedidos e emitir NF-e. Tudo integrado ao sistema de gestão Noxmob Varejo. 

loja virtual

Defina os podutos da sua loja virtual

Selecionar os produtos certos para vender também é essencial para o sucesso da sua loja virtual.  

Semelhante a encontrar o seu nicho, ao selecionar os produtos é importante encontrar algo único e com oferta limitada em outros lugares.  

Liste os itens de venda da loja virtual

Listar seus produtos é fundamental ao criar uma loja virtual eficaz e bem-sucedida.  

Ao listar produtos e incluir na sua loja virtual, lembre-se de colocar as descrições de cada produto, dê preferência a uma linguagem mais persuasiva, para conquistar o cliente. 

Faça isso também com as características do produto, destacando os principais benefícios para estimular uma venda. Não esqueça de incluir imagens nos itens a serem vendidos, não economize na fotografia do produto e, de preferência, contrate um fotógrafo profissional para fazer essa tarefa. 

As categorias dos produtos também são importantes, pois isso vai ajudar a exibir melhor seu catálogo e tornar seu inventário mais fácil de supervisionar. 

Estabeleça opções de pagamento da loja virtual

Antes de lançar sua loja online, é fundamental que você tenha estabelecido boas opções de pagamento on-line para clientes em potencial.  

Os métodos de pagamento disponíveis no Ponto de Venda (PDV) podem determinar o tamanho da sua base de clientes e evitar problemas futuros.  

Integrado ao sistema de gestão Noxmob Varejo, você pode aceitar os meios de pagamentos mais utilizados da atualidade, incluindo o Pix, débito, crédito ou dinheiro.  

Finalizar estratégias e políticas de envio da loja virtual

Você precisará analisar como os produtos chegarão aos clientes.  

Uma estratégia eficaz de envio dos produtos da sua loja virtual, é extremamente importante porque a maioria dos consumidores não comprará novamente de um varejista após ter uma experiência de entrega ruim. 

Além disso, uma política de envio define a expectativa certa entre os novos clientes. Por isso, é importante entender os custos passo a passo, prazos e quaisquer limitações de sua entrega. 

Com o Noxcommerce, a taxa de entrega pode ser definida automaticamente conforme a distância, economizando tempo e gerindo melhor suas economias. 

Publique e promova sua loja virtual

O pior pesadelo de todo empreendedor é ver zero visitantes ativos no Google Analytics, no dia do lançamento.  

Então, para garantir que sua nova loja on-line esteja repleta de visitantes, a recomendação é priorizar os canais de marketing e desenvolver uma estratégia de promoção de pré-lançamento para eles. 

Afinal, para obter tráfego em uma nova loja on-line é fundamental pensar na mídia social.  Portanto, comece a construir seu público antes que seu site seja publicado.  

Compartilhe seus produtos, teasers e vídeos dos bastidores para aumentar a expectativa do cliente. Em seguida, anuncie o dia de lançamento planejado e gere engajamento extra oferecendo descontos e promoções especiais para seus seguidores.  

Se você está lançando uma loja de nicho, também pode obter publicidade gratuita extra ao fazer networking em comunidades e fóruns online de nicho. 

A jornada de cada um ao abrir uma loja on-line pode ser diferente. O que permanece constante é o processo de configuração, ou seja, você precisa selecionar uma plataforma de comércio eletrônico “adequada à finalidade”, configurar seu catálogo de produtos, ajustar o design e outras configurações e, em seguida, aplicar o marketing. 

Conte com a Noxcommerce para ter a melhor loja virtual

Com o sistema Noxcommerce, você tem o controle total do seu negócio, podendo até mesmo integrar sua loja física com a online, gerenciando tudo em um único lugar!  

Nosso e-commerce cobre todos os segmentos: vestuário, calçados, livrarias, brinquedos, minimercados, embalagens, distribuidoras, artigos religiosos, artigos para festas, cosméticos e muito mais.  

Além disso, o Noxcommerce contêm loja virtual integrada ao sistema completo de gestão para lojas, Noxmob Gourmet. Nele, você acessa várias funcionalidades ideias para gerir toda a sua empresa. 

Usamos a melhor plataforma virtual para você ter a loja que sempre sonhou, possibilitando cadastrar mercadorias, controlar o estoque, receber pedidos e até emitir NF-e.  

Ao ter uma loja virtual integrada ao sistema de gestão da Nox, você tem: 

  • Controle financeiro; 
  • Controle de estoque; 
  • Cálculo de frete; 
  • Retirada; 
  • Sistema antifraude; 
  • Gateways de pagamento. 

É a oportunidade que você esperava de montar uma loja com páginas focadas em SEO para ficar nos primeiros lugares nas pesquisas do Google e ainda customizar sua vitrine como quiser! 

Tudo de bom, né? Fale com nossos especialistas para saber mais 

 

Leia também: Como um sistema para bar pode auxiliar suas vendas 

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